A FAMÍLIA E A IGREJA
Toda a família cristã deve reconhecer a importância da igreja para o desenvolvimento de uma vida espiritual madura e equilibrada. Pais e filhos geralmente desfrutam de vida cristã abundante e marcada por uma profunda comunhão com Deus, quando a família valoriza a casa de Deus. Sabemos que o núcleo familiar já compõe, por assim dizer, a Igreja em miniatura, todavia, disso não decorre que a família não deva se reunir com as demais famílias de crentes para adorar a Deus coletivamente. Diante disso, o que os pais precisam fazer para que seus filhos amem a casa de Deus e sintam prazer em cultuar a Deus no templo? O que fazer para que toda a nossa família possa exclamar como o salmista: alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor?
É dever dos pais ensinar aos filhos, desde cedo, sobre a importância da casa de Deus. Não basta conduzir os filhos ao templo, é preciso falar-lhes da importância de estar na igreja, participando da Escola Dominical, do Círculo de Oração Infantil, da União de Adolescentes, do culto de doutrina, bem como dos cultos de adoração. Não somente os filhos, mas também os pais devem reconhecer que a igreja (templo) é o lugar de culto e adoração ao Senhor (Sl 84.4). É o lugar onde nos reunimos para cultuar a Deus (At 2.46,47). Embora o cristão possa adorar a Deus em qualquer lugar (Jo 4.20-24), a igreja é, sem dúvidas, o local ideal para a adoração ao Senhor (Lc 24.53; At 2.46,47; 3.8,9). A igreja é também o lugar onde todos recebem o ensino da Palavra de Deus. Como sabemos, uma das principais atividades da Igreja aqui na terra é ensinar a Palavra de Deus (Mt 28.19). O Senhor Jesus, bem como os apóstolos, ensinavam no templo e nas sinagogas (Mt 4.23; Mc 1.21; 6.2; Lc 4.15; 6.6; Jo 8.2; At 5.21,25,42).
Destarte, quando conduzimos nossa família de forma regular à igreja, estamos contribuindo para o seu crescimento espiritual. Mais importante até do que orientar os nossos filhos no que concerne à formação estudantil e profissional para que tenham um futuro economicamente estável, é ensinar-lhes quanto à necessidade de sermos fieis a Deus, priorizando a nossa vida espiritual. Assim, nossa família não terá dificuldade de amar a igreja, que é a casa de Deus.