A DOUTRINA DA CRIAÇÃO
Crer no relato bíblico da criação, em sua forma histórica e doutrinária é mais que apenas professar uma fé ou estar inserido em alguma instituição religiosa. O fato de lermos a Bíblia e aceitá-la como Palavra de Deus, torna-nos participantes de seus propósitos e revelações. Há um desejo de conhecer a verdade em todos os âmbitos da vida, quer no contexto físico, quer no espiritual ou transcendental. Quando essa verdade é encontrada, dá-se o desvelo pela prática e à observação. No contexto bíblico-cristão, essa observação leva-nos aos interesses e propósitos divinos.
Durante séculos o homem busca por respostas relacionadas às suas origens, quem o criou, quem ou o que deve ser adorado e quais tipos de sacrifícios devem ser oferecidos. Nesse ínterim, surge a ciência, a Teologia e a Filosofia, ciências dispostas a trazer respostas para saciar a sede humana por sua identidade e suas origens.
Vários postulados têm dado soluções para o problema das origens, entre eles o Criacionismo e o Evolucionismo. Verdadeiras disputas nos campos teológicos-científicos são evidenciadas em demonstração de soluções para a inquietante pergunta: “de onde viemos?”. O Deus altíssimo, em seus atributos e revelações dá ao homem vários meios para elucidar as mais diversas indagações, relacionadas à existência humana, apesar da complexidade do tema, porém surge o dilema: Poderá a visão bíblica-cristã, harmonizar-se com o humanismo secular?
Esta série se artigos se deu na observação dos postulados do Criacionismo e depois na análise dos capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis, estendendo-se a outros livros da Bíblia onde se encontrará, de forma singular, o contato de Deus com o homem, em um diálogo permanente, revelando seus propósitos de maneira amorosa e cuidadosa, tal como um pai deseja o bem para seus filhos.
Desde as primeiras palavras de Gênesis, o Deus onipotente e criador se põe a falar com o homem, revelando-se a Abrão e aos demais patriarcas, logo aos profetas, orientando-os e conduzindo-os, de maneira cuidadosa, com uma divina pedagogia, ao conhecimento de sua perfeição, atributos e dos planos de sua providenciada salvação. Hoje, necessitamos aproximar-nos de Deus e crer na Criação como uma doutrina, pois a maior desgraça de nossa época é o esquecimento de quem nos criou.
“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” (Apocalipse 4.11).
Continua…
*Conforme Lei de Direitos Autorais – Lei 9610/98, está proibida a reprodução total ou parcial desse artigo, sem a autorização expressa do autor. A violação está sujeita às sanções da lei citada.
Tag:Criação, Criacionismo, Doutrina
1 Comentário
“De onde vim?” “Para que estou?” “Para onde irei?” Três questionamentos inerentes à condição humana que sempre surgem durante a caminhada…
A resposta é uma só: Jesus.
A desconsideração da Criação Divina e sacrifício vicário de Cristo são a causa do caos instaurado no mundo.
Reconheçamos pois a operação do Espírito Santo em nosso tempo e verdade universal e eterna das Sagradas Escrituras.